6º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITO E CINEMA: VISÕES SOBRE IGUALDADE, LIBERDADE E FRATERNIDADE.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
6º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIREITO E CINEMA
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
O Tribunal em cena: direito, cinema e a construção do imaginário da Justiça
O Programa de Pós-graduação em Direito da UFRJ convida para o evento:
O Tribunal em cena: direito, cinema e a construção do imaginário da Justiça
Data: 14/12
14h - Exibição do filme "Justiça para todos" (1979)
16h - Palestras e debate
Local: Salão Nobre da Faculdade Nacional de Direito
R. Moncorvo Filho, n.8 – Centro – 2º andar
Palestrantes:
Andréa França (PPGCOM/PUC Rio) - "Cinema, teatro, tribunal"
Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. Membro do Conselho Deliberativo da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e de Audiovisual.
Marcus Vinicius Matos (PPGD/UFRJ) - "Justiça para todos: as teorias do direito no cinema americano"
Mestrando em Teorias Jurídicas contemporâneas no programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGD/UFRJ. Colaborador do Grupo de Pesquisa Direito e Cinema.
Coordenação:
Profa. Juliana N. Magalhães
Realização:
Grupo de Pesquisa Direito e Cinema
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul - 30/11 a 5/12
O Rio de Janeiro é uma das 20 capitais a receber este ano a 5ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A programação, com curadoria do cineasta Francisco Cesar Filho, reúne, entre 30 de novembro e 5 de dezembro, na Caixa Cultural, 41 filmes, entre clássicos, premiados e inéditos, que abordam questões referentes aos Direitos Humanos produzidos em dez países sul-americanos. O evento é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e apoio local da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
O ministro Paulo Vannuchi estará presente na abertura da mostra carioca, quando será exibido “Perdão, Mister Fiel”, de Jorge Oliveira, um documentário sobre a ditadura militar brasileira premiado como melhor filme pelo júri da Câmara Legislativa no Festival de Cinema de Brasília do ano passado.
O evento conta também com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da TV Brasil e da Sociedade Amigos da Cinemateca. As obras mais votadas pelo público são contempladas com o Prêmio Aquisição TV Brasil nas categorias longa, média e curta-metragem.
Todas as sessões têm entrada gratuita, sujeita a lotação da sala. Closed caption e audiodescrição garantem o acesso a pessoas com deficiência auditiva e/ou visual.
Exclusividades da temporada carioca
O Rio é a única cidade do circuito da mostra a realizar, paralelamente à programação de filmes, debates com especialistas sobre temas abordados por alguns dos títulos exibidos. O deputado Marcelo Freixo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, é um dos debatedores da mesa “Memória e verdade”, juntamente com o advogado Tecio Lins e Silva, defensor de perseguidos da ditadura militar. Já o cacique Darci Tupã de Oliveira, da aldeia de Camboinhas (RJ), e o antropólogo João Pacheco de Oliveira Filho, professor do Museu Nacional, discutem a inclusão das minorias por meio da afirmação das diferenças na mesa “Multiculturalismo e diversidade”.
“O cinema é capaz de construir e transformar as concepções sobre direitos humanos. O que é particular e interessante nessa mostra é que os filmes contam a história de quem protagoniza essa luta na América do Sul”, justifica Juliana Magalhães, professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRJ e coordenadora do grupo de pesquisa Direito e Cinema, responsável pela organização dos debates.
O PPGD/UFRJ vai emitir certificados de participação em atividades acadêmicas para quem assistir aos dois debates e a pelo menos 30% dos filmes.
Segundo a professora Margarida Lacombe Camargo, coordenadora do PPGD/UFRJ, "Para o programa de pós-graduação em Direito, nossa participação na organização da 5a Mostra no Rio de Janeiro representa um importante intercâmbio entre a academia e a sociedade. É uma oportunidade de inserção social para o PPGD e para o público, que ocorre através da qualificação acadêmica dos debates sobre direitos humanos que ocorrerão na mostra".
Alguns dos beneficiados com a parceria serão estudantes e moradores da Providência, Cidade de Deus e do Borel, que vão receber transporte gratuito da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), responsável pelo programa UPP Social, para assistir aos filmes e aos debates.
“A mostra é uma oportunidade para que diferentes públicos se reconheçam nos personagens e temas apresentados. A presença de moradores de favelas ajuda a reafirmar a diversidade e distintas linguagens da luta pelos Direitos Humanos. Tomara que o cinema seja um canal para ampliar sonhos esperanças”, diz Pedro Strozenberg, subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da SEASDH.
Outro privilégio do Rio de Janeiro é a presença de Roberto Farias, cineasta de “Pra Frente, Brasil”, filme ícone da denúncia das atrocidades da ditadura no Brasil, durante uma das sessões para deficientes visuais.
Estão presentes na programação temas como o direito à terra, ao trabalho, à inclusão social, à diversidade étnica, à diversidade religiosa, à solidariedade intergeracional da cidadania LGBT, o direito à memória e à verdade, direitos dos povos indígenas, das pessoas com deficiência, da pessoa idosa, da criança e do adolescente, da população carcerária, da população afrodescendente e dos refugiados.
Homenagem a Ricardo Darín
Entre os destaques desta edição está a homenagem ao ator Ricardo Darín, um dos mais populares atores da televisão e do cinema argentino, consagrado com o sucesso popular do longa-metragem indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2001 “O filho da noiva”, presente na programação. O ator apresentou a sessão em São Paulo do longa "Abutres", ainda inédito no Brasil. Outros filmes com ele incluídos na mostra são “Kamchatka”, também indicado ao Oscar, e “XXY”.
Para ver a programação completa, basta clicar em www.cinedireitoshumanos.org.br
O vídeo de divulgação está disponível no Youtube em: http://www.youtube.com/watch?v=bUy5nFq1jNo
Local:
Caixa Cultural RJ - Cinema 2
83 lugares
(21) 2544-4080
Av. Almirante Barroso, 25
Entrada franca - sujeito à lotação da sala
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
Edital de Seleção - Mestrado em Direito - UFRJ - 2010
- A seleção se dará em três etapas:
1) Prova de Língua Estrangeira,
2)Prova de Conhecimentos Específicos,
3) Entrevista e Avaliação de Projeto de Pesquisa.
- As inscrições devem ser feitas pessoalmente na secretaria de Pós-Graduação da Faculdade Nacional de Direito.
Edital completo aqui.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
3º Congresso Constituição e Processo - Entre o Direito e a Política
Mais informações aqui.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Aula Inaugural
convida a todos para a aula inaugural
do segundo semestre de 2010
Com a presença do Professor
Rafaelle De Giorgi
(Universidade de Lecce)
Dia 23 de agosto, segunda-feira, às 11h.
Sala da Pós-Graduação
(andar térreo)
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Revista Jurídica da Faculdade Nacional de Direito - UFRJ
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Edital - Revista Jurídica da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ
A intenção dos Editores, ao propor tal temática, está justificada na visão de um olhar do direito, da política, enfim, da sociedade, voltada a questionamentos e respostas aplicados a uma realidade própria, com uma história peculiar, fruto de influências, mas também de uma gênese particular, mostrando-se fundamental buscar respostas às questões que nos desafiam todos os dias em nossas sociedades latino americanas.
Os artigos devem ser enviados ao e-mail revistajuridica@ufrj.br até o dia 25 (vinte e cinco) de setembro de 2010. Maiores informações no edital em anexo.
Equipe Editorial
Revista Jurídica - Faculdade Nacional de Direito da UFRJ
revistajuridica@ufrj.br
domingo, 11 de julho de 2010
Artimanhas inflam produção científica
Pesquisadores e revistas científicas criam estratégias para elevar artificialmente o impacto de seus trabalhos.
Leia aqui a matéria da Folha de São Paulo.
terça-feira, 22 de junho de 2010
Convido todos para o nosso próximo evento:
* O encontro contará com a presença do autor.
Obs: o evento foi cancelado. Uma nova data será agendada.
quinta-feira, 17 de junho de 2010
XIX Congresso Nacional do CONPEDI
Estudo do CGEE indica crescimento no número de doutores titulados no Brasil
Entre 1996 e 2008, houve um crescimento de 278% no número de doutores titulados no Brasil, o que corresponde a uma taxa média de 11,9% de crescimento ao ano. Esta é uma das conclusões do estudo do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), transformado na publicação Doutores 2010: estudos da demografia da base técnico-científica brasileira.
Apresentado na última quinta-feira, 10, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelos consultores do CGEE Eduardo Baumgratz Viotti (UnB) e Rosana Boeninger (Unicamp), o estudo foi realizado com cruzamentos de dados da Capes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e dos ministérios da Ciência e Tecnologia, do Trabalho e Emprego e da Previdência Social.
Multidisciplinar
Segundo os consultores, o grande destaque do estudo foi o desempenho da área multidisciplinar, que, apesar de 1996 não existir, teve um crescimento médio de titulados de 59,8%. Em 2008, 415 doutores foram titulados na área, representando 3,9% do total de titulados no ano.
Eduardo Viotti apresenta dados sobre evolução de doutores no país (Foto: ACS/Capes)
Emprego
Além do aumento no número de titulados, o estudo apresenta a área da educação como a que mais emprega doutores no Brasil. De cada dez doutores, oito trabalham em educação. Porém, o estudo indica uma crescente desconcentração da educação para outros setores. "A concentração do emprego de doutores na educação está diminuindo e o que está em curso é um processo de dispersão do emprego para praticamente todos os demais setores", disse Viotti.
Gênero
Outro dado apresentado pelos consultores foi o aumento do número de mulheres tituladas. A partir de 2004, as mulheres deixaram de ser minoria entre os doutores. Dos 8.093 titulados doutores em 2004, 4.085 eram mulheres e nos anos seguintes, o número de mulheres tituladas tem sido superior ao de homens. "O Brasil é pioneiro entre aqueles que conseguiram alcançar esse marco histórico de igualdade de gênero no nível mais elevado de formação educacional", afirmou.
Veja aqui a publicação, http://www.capes.gov.br/
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Faculdade de Direito debate criminalização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Na próxima quinta (17/06), o Salão Nobre da Faculdade de Direito (FD) da UFRJ recebe o debate “MST: Organização criminosa ou movimento social?”, organizado por uma série de movimentos, entre eles, a Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj), a partir das 18h.
A mesa conta com a mediação de Marcelo Durão, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e comentários de Carlos Henrique Gondim, procurador federal junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio de Janeiro (Incra-RJ), Paulo Alentejano, professor de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Plínio de Arruda Sampaio, presidente da Associação Brasileira pela Reforma Agrária e pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol), e a jornalista Paula Mairan.
O evento pretende focar a discussão relativa ao MST nos temas apresentados pela plateia aos debatedores. A FD-UFRJ fica na Rua Moncorvo Filho, 8, Centro, próxima à Praça da República.
Fonte: AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - PRAIA VERMELHA
Contato: agn2pv@reitoria.ufrj.br
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Apresentação - Direito e Sociedade: A Transição ao Sistema Jurídico Responsivo
Para ler a apresentação à Edição Brasileira, clique aqui.
Diálogos Institucionais e Ativismo
quarta-feira, 9 de junho de 2010
XIX Encontro Nacional do CONPEDI
* O PPGD/UFRJ participa com 07 (sete) trabalhos aprovados:
1) O Supremo Tribunal Federal e a diversidade social: estudo do caso Raposa Serra do Sol.
- José Ribas Vieira; Mônica Campos de Ré.
2) A vida no cárcere: tensão, administração e justiça em uma delegacia de polícia.
- Luiz Eduardo Figueira
3) Representação argumentativa: fator retórico ou mecanismo de legitimação da atuação do Supremo Tribunal Federal?
- Fernando Gama De Miranda Netto; Margarida Maria Lacombe Camargo
4) Auto de resistência: um estudo de caso das práticas institucionais no inquérito policial.
- Sylvia Amanda Da Silva Leandro
5) O direito no centro da tormenta: comunidade, sujeitos morais e sentidos de justiça.
- Cristiane De Oliveira Igreja; Nádia Pires
6) Luzes! Câmera! Direito! Reflexões sobre uma aproximação direito e cinema a partir da matriz teórica de Niklas Luhmann.
- Felipe Chaves Pereira
7) Estudo de caso: a técnica da ponderação na colisão entre o direito à imagem e o direito de informação dentro da sociedade de informação.
- Luciana Da Silva Freitas; Flavio Sampaio de Menezes
Em breve os anais do evento estarão disponíveis aqui.
terça-feira, 27 de abril de 2010
II Simpósio Internacional - Desenhos Institucionais e Direitos do Trabalho
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Aula Inaugural 2010 - Semana Jurídica do CACO
Aula inaugural do PPGD/UFRJ
15/04, às 10h30
Palestrante: Prof. Luiz Werneck Vianna
Local: Salão Nobre
Veja a programação completa da Semana Jurídica do CACO, clique aqui.
sexta-feira, 5 de março de 2010
IX Simpósio Nacional de Direito Constitucional
Dias: 20, 21 e 22 de maio de 2010
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Grade horária - disciplinas 2010-1
DIREITO E ARTE (ELETIVA)
IUF 707
14:00 ás 17:20
JULIANA N. MAGALHÃES
Terça
HERMENÊUTICA E TEORIAS DA INTERPRETAÇÃO (ELETIVA)
IUF 710
8:30 às 11:50
MARGARIDA LACOMBE
METODOLOGIA JURÍDICA (OBRIGATÓRIA)
IUF 702
14:00 ás 17:20
JOSÉ RIBAS E LUIZ EDUARDO FIGUEIRA
Quarta
PENSAMENTO JURÍDICO CONTEMPORANEO (OBRIGATÓRIA)
IUF 701
14:00H. ás 17:20
JOSÉ EISEMBERG E JULIANA N. MAGALHÃES
Quinta
FORMAS DE ACESSO Á JUSTIÇA (ELETIVA)
IUF 702
14:00 ás 17:20
MIRIAM GUINDANI
Sexta
DESENHOS CONSTITUCIONAIS (ELETIVA)
IUF.705
14:00 ás 17:20
EDUARDO MOREIRA
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Manual de Teses e Dissertações da UFRJ
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Regulamento do PPGD/FND/UFRJ
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlância (RFD-UFU)
A Coordenação da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (ISSN 0102-1397) comunica que encontra-se aberto o prazo para o recebimento de artigos para publicação nas duas próximas edições do periódico (1º e 2º semestres de 2010) disponível em versão impressa e eletrônica (http://www.revista.fadir.ufu.br/).
A submissão online dos artigos será realizada no sítio da Revista da FADIR/UFU na internet:
As diretrizes para a submissão de artigos também estão disponíveis no endereço:
A linha editorial da Revista da FADIR/UFU vincula-se às linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Uberlândia (http://www.fadir.ppgmdp.ufu.br/) intituladas "Direitos e Garantias Fundamentais da Cidadania" e "Direitos Sociais e Econômicos".
Neste sentido, o periódico objetiva publicar artigos sobre a temática dos direitos e garantias fundamentais, segundo diferentes enfoques, sejam eles de Direito Privado ou Público, segundo uma perspectiva jurídico-positiva, sociológica ou filosófica.
Por último, gostaria de solicitar o inestimável apoio de todos para ampla divulgação da presente chamada de artigos nos programas de pós-graduação e instituições de ensino superior no país e no exterior.
Cordialmente,
Prof. Alexandre Garrido da Silva.
(Coordenador e editor da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador do Núcleo de Fundamentos do Direito da FADIR/UFU)
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
XIX Encontro Nacional do Conpedi
A inscrição de trabalhos estará aberta entre os dias 19 de janeiro e 05 de abril de 2010 , pelo método do “duplo blind peer review” que possibilita a análise inominados artigos, garantindo segurança tanto para o(s) autor(es), quanto para os avaliadores. Esse método ainda exige a avaliação do artigo por dois ou mais avaliadores.
Maiores informações sobre a inscrição de trabalhos e Grupos de Trabalho estão disponíveis no site do encontro: www.conpedi.org
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
APG-UFRJ elege gestão para 2010
Nos últimos dias 4 e 5 de novembro foram realizadas 2 assembléias para a eleição da Associação de Pós-Graduandos da UFRJ. A ANPG participou de ambas as reuniões e destacou a importancia da APG-UFRJ no Movimento Nacional de Pós-Graduandos.
A primeira assembléia contou com cerca de 17 pós-graduandos, no Instituto de Química da UFRJ, e a segunda com cerca de 12 pessoas, na Faculdade de Educação, Praia Vermelha.
Na segunda assembléia a ex-coordenadora geral da APG-UFRJ e membro da comissão eleitoral Viviane Gonzalez, destacou o número de participantes da assembléia, bem superior que a da última eleição. A APG estava sem gestão desde 2008, mas uma comissão de alunos representantes discentes procuraram manter o trabalho da entidade.
A Associação de Pós-Graduandos da UFRJ é uma APG histórica, que contribuiu para a organização e fundação da Associação Nacional de Pós-Graduandos. Seu embrião surgiu em meados da década de 70 a partir de um conselho de representantes de alunos da Coppe e da Universidade, com uma série de protestos contra a dissolução do mestrado em planejamento urbano.
O conselho continuou existindo ao longo dos anos, tendo editado um boletim e conseguido uma sala que era utilizada em suas reuniões e também como ponto de encontro dos pós-graduandos.
Em 1980, ainda sem estarem organizados numa associação, alguns pós-graduandos da UFRJ participaram do 2o CNPG realizado na Bahia. Desta forma, a organização inicial da concretização da pró-Associação de Pós-Graduandos da UFRJ aconteceu em inícios da década de oitenta.
Essa eleição contou com duas chapas: “A.Pós.Taí” e “Mais e Melhores Bolsas!”, sendo vitoriosa a primeira com 20 votos.
Fonte: ANPG - Associação Nacional de Pós-graduandos