O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
E O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CONVIDAM PARA O MINI-CURSO:
O CONCEITO DO POLÍTICO DE CARL SCHMITT
E SEUS CRÍTICOS
PROF. DR. JOSÉ MARIA ARRUDA (UFC)
DIAS: 18 A 20 DE ABRIL DE 2011
HORÁRIO: 10 às 13 hs
LOCAL: Sala Celso Lemos (IFCS, sala 310)
PROF. DR. JOSÉ MARIA ARRUDA é Prof. Associado II do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Filosofia pela Universidade de Essen/Alemanha, pesquisador visitante nas Universidades de Aachen e Kassel/Alemanha.
EMENTA: O objetivo do mini-curso é explicitar os conceitos e teses fundamentais de um dos textos mais importantes de Carl Schmitt (1888-1985), que é reconhecido já como um clássico da filosofia política contemporânea.
Em sua primeira parte, o curso tratará dos seguintes tópicos: diagnóstico schmittiano da neutralização do político, o conceito existencial-agonístico do político, a natureza polemiológica da semântica política, a relação entre política e antropologia, perspectivismo político, o anti-universalismo de Schmitt e sua defesa do pluriversum.
Em sua segunda parte, o curso pontuará algumas interpretações e críticas ao conceito do político de Carl Schmitt, detendo-se sobretudo na interpretação de Derrida.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1. SCHMITT, CARL. O CONCEITO DO POLÍTICO. Belo Horizonte: Ed. Del Rey, 2009.
2. DERRIDA, JACQUES. FORCE DE LOI, Paris: Galilée, 1994.
3. DERRIDA, JACQUES . POLITIQUES DE L'AMITIÉ, Paris: Galilée, 1994.
4. HABERMAS, JÜRGEN; DIE EINBEZIEHUNG DES ANDEREN. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1996. (Existe versão brasileira com título A Inclusão do Outro)
5. FERREIRA, BERNARDO. O RISCO DO POLÍTICO. Crítica ao Liberalismo e Teoria Política no Pensamento de Carl Schmitt. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário